Swing de Rosario Smowing embala primeira noite do Figo 2014

Texto: Déborah Gouthier

Uma rockbigband que recria a música das décadas de 1940 a 1960 com elementos de ska, jazz, mambo, rockabilly, dixie, tango e bolero. Essa combinação impecável é a fórmula de Rosario
Smowing, banda argentina que se apresenta nesta edição do Festival Internacional de Música em Goiás (Figo), no primeiro dia de apresentações em Alto Paraíso.

Já com 14 anos de trabalho e várias turnês internacionais pelo caminho, o grupo da cidade de Rosario, na Argentina, é uma das grandes esperadas para o Figo 2014. E o que eles prometem para o festival? “Fazer todo mundo dançar da primeira até a última música”, como explica Diego Casanovas, cantor e trompetista da banda.

Eles já tocaram com os curitibanos da Namastê e com os brasilienses do Móveis Coloniais de Acaju, em shows realizados nos dois países, com grande sucesso de público e no que eles mesmos definem como uma “experiência enriquecedora”. A realização deste show, no dia 12 de setembro, em Goiás, é um ponto a mais e muito mobilizador na experiência de Rosario Smowing, que já está há quase quatro anos sem tocar no Brasil. Eles pretendem, por isso, aproveitar o show para passar por toda a discografia da banda e ainda adiantar algumas das músicas que integram o próximo álbum, previsto para ser lançado no início de 2015.

A mistura de ritmos que define o grupo argentino é também uma característica forte do próprio Figo 2014. “A banda é basicamente eclética e passeia por quantos estilos nós quisermos, sem respeitar nenhuma forma pronta. De todo modo, podemos dizer que Rosario Smowing não é uma banda de swing, mas uma banda com swing”, define o trompetista.

Casanova acredita que é justo e necessário, tanto para o público quanto para os artistas, que o festival seja destinado a músicos variados e de qualidade. “Por isso, insisto que é muito agradável para Rosario Smowing fazer parte dessa grade”, argumenta.

Rosario Smowing - divulgação 1 (1) Rosario Smowing - divulgação 2 Rosario Smowing - divulgação 3 (1)Rosario Smowing - divulgação (1)Fotos: Divulgação
París 3 (Ph Sebastián Santana) Foto: Sebastián-Santana
Rosario Smowing (Ph Lorenzo Sbrenna) Foto: Lorenzo Sbrena
Rosario Smowing (Ph Cecilia Córdoba)Foto: Cecilia Córdoba

Apoio e Patrocínios

Sponsor #1