Julio Lemos e Gabriel Grossi

 

Júlio Lemos e Gabriel Grossi se apresentam em Pirenópolis, no dia 20/09, Sábado.

Gabriel Grossi é considerado atualmente um dos maiores representantes da harmônica no mundo. Desenvolve caminhos inusitados para a inserção de seu instrumento no rico universo da música brasileira. Assim, tem sido bastante solicitado para realizar gravações e shows no Brasil e no exterior ao lado de grandes nomes da música como: Chico Buarque, Ivan Lins, Leila Pinheiro, João Donato, Dave Matthews, Guinga, Lenine, Djavan, Milton Nascimento, Dominguinhos, Maria Bethânia, Ney Matogrosso entre outros, além de Hermeto Pascoal, uma de suas grandes influências.

Como instrumentista e também compositor arranca elogios de dois dos maiores representantes da harmônica mundial. Toots Thielemans o cita como um dos maiores gaitistas da atualidade e comenta: “Fiquei muito impressionado com Gabriel Grossi, é um gaitista que toca com enorme facilidade, um músico de grande explosão. Também fiquei admirado com suas composições e seu domínio da linguagem brasileira”. Mauricio Einhorn, seu ex-professor, também comenta: “É um gaitista espetacular, um músico de forte personalidade movido por uma enorme paixão pela gaita e pela música, me encho de orgulho em ter participado deste brilhante cd (Diz que fui por aí)”.

 

. Julio Lemos

Julio Lemos apresenta trabalhos musicais tanto na linha da música erudita como na música popular brasileira, em diversas formações: de violão solo, em duo com flauta, e duo com percussão.

É integrante dos grupos Brasil in Trio (antigo Choro in Trio) desde 2006, formado por: Julio Lemos, Everton Luiz e Diego Amaral, grupo Regional do Ciranda desde 2012, formado por Zé do Choro, Leandro Gomes e Henry, grupo Trio Brasil Acústico, desde 2010, formado pelos músicos: Julio Lemos, Bororó e Ricardo de Pina, nos quais se apresenta regularmente em eventos nacionais e internacionais. Dentre estas apresentações podemos citar como destaque, na cidade de Goiânia, no Festival Goiânia Canto De Ouro em 2013 com Brasil in Trio, no Teatro Goiânia, em 2012, com Brasil in Trio Tributo a Cartola, na cidade de Goiás, no evento FICA (Festival Internacional de Cinema Ambiental), ano 2012, com Duo Brasil Acústico, formado por Julio Lemos com o percussionista brasiliense Junior Viegas e em 2013 também no FICA com Brasil in Trio e cantores convidados: Pedro Oliveira e Claudia Garcia, em Pirenópolis no Festival Canto da Primavera com o Regional do Ciranda

Em 2012 Julio lemos realizou uma turnê pela Europa onde fez um concerto de violão solo em Portugal, na cidade de Lisboa, no Palácio da Foz e realizou apresentações com grupos de choro na Espanha, em Barcelona e na Alemanha, em Berlim. Já dividiu o palco com importantes músicos da música brasileira, tais como o baixista, Bororó, o gaitista Gabriel Grossi, o guitarrista Toninho Horta o baixista Marcelo Maia, o cavaquinista Marcio Marinho, o violonista Fernando César entre outros. Como violonista de sete cordas já tocou como convidado em diversos grupos de choro e samba, já acompanhou várias cantoras Goianas, tais como Grace Carvalho, Maíra Lemos, Sabah Moraes, Elisa Canuto, Fernanda Guedes, Camila Faustino e Bebel Roriz, em diversos shows em Goiânia e na região do centro oeste. Participou de várias apresentação do Projeto da Secult municipal de Goiânia, Goiânia Revive o choro, e do projeto Revirada Cultural durante os anos de 2007 à 2011. Recentemente fez uma turne pela America do Sul na Argentina e Chile, com shows do disco do grupo Brasil in Trio.

Paralelamente a sua atuação de performer no campo da música popular e Erudita, atua também como pesquisador, publicou diversos artigos em congressos de música voltados também à performance musical, merecendo destaque as publicações realizadas na ANPPOM (Associação Nacional de Pós graduação e Pesquisa em Música), nos anos de 2011 e 2013. Julio Lemos é professor efetivo de música da Universidade Federal de Goiás, desde 2010, atua nos campo da prática da performance em música, no qual além de aulas de instrumento em conjunto, também é coordenador, regente e arranjador da Orquestra de Violões da EMAC-UFG, (Escola de Música e Artes Cênicas da UFG), projeto que teve início no ano de 2012.

 

Deixe uma resposta

Apoio e Patrocínios

Sponsor #1