Chico Chagas

Website:
http://chicochagas.com

Chico Chagas é natural da Amazônia Brasileira, nasceu em Rio Branco – Acre, onde viveu até os dezesseis anos. Voltou recentemente da Europa, onde viveu por três anos entre França, Inglaterra e Alemanha. Durante este período dedicou a maior parte do seu tempo a estudos em busca de aperfeiçoamento. Está de volta ao Rio de Janeiro, onde fixou residencia há mais de 20 anos.

Chico Chagas é acordeonista, pianista, baixista, compositor e arranjador. Filho, neto e bisneto de acordeonistas, Chico segue levando a tradição na arte de tocar acordeon pelo mundo afora: uma combinação da autêntica música brasileira com uma releitura jazzística. Chico é um dos poucos acordeonistas brasileiros que tocam a música da Amazônia.

Acordeonista desde os 7 anos de idade, começou a tocar profissionalmente aos 8 anos em um trio de forro, o Trio Mirim. Estudou harmonia no CIGAM, improvisação com Dário Galante, piano popular com o Maestro Leandro Braga e, mais tarde, acordeon clássico com o acordeonista inglês Romano Viazzani.

Em 2006 lançou o CD ‘E por Falar Em Acordeon’ pelo selo Rob Digital.

No exterior, fez um grupo com o saxofonista britânico Dave O’Higgins, que foi duas vezes eleito o melhor sax jazz player de UK. Em 2009 ganhou o prêmio de ‘Melhor Show de Jazz’ no Kaunas Jazz Festival, na Lituânia, onde participavam João Bosco, Paquito D’Rivera, entre outros. Tendo como repertório somente as composições de Chico Chagas, o grupo tocou em importantes festivais da Inglaterra e viajou a Europa e Asia. Um CD foi gravado e ainda está em fase de acabamento.

Chico Chagas criou a primeira noite de gafieira em Londres, a ‘Gafieira Brasil’, que ficou em cartaz durante um ano no Guanabara.
Em outubro de 2010 gravou um CD em Torino na Itália com os músicos Aldo Mela e Enzo Zirilli.

Ainda em 2010, Chico foi convidado a escrever um livro sobre ‘Accordion Jazz”. O convite foi feito pela Royal Academy of Music, por meio do professor Owen Murray, responsável pela cadeira de acordeon da RAM.

No mesmo ano participou do festival de filme brasileiro na Alemanha, dividindo o palco com os principais músicos de Stuttgart – Alemanha, como Franco Petrocca, Lorenzo Petrocca, Hans Fickelscher, o percussionista Bohdan Janke e o saxofonista Alexander Kuhn, entre outros. Nesse período, tocando no Forró de Domingo, teve a ideia de tocar clássicos em ritmo de forró, sob a influência do jazz. Assim surgiu a ideia do repertorio de seu último CD.

Chegando no Brasil criou o Acordeon Trio com os músicos Alexandre Cavallo no baixo e Christiano Galvão na bateria e percussão.
Em 2011 a Beltrami Accordions (Fisarmonicas Beltrami), da Itália, lançou o acordeon Modelo Chico Chagas.
Em 2012 lançou o CD ‘Um Chopin no Bach Ouvindo Um Forró’ com música erudita em ritmos nordestinos pela Mills Records. Tem trabalhado muito no mercado nacional fazendo shows e gravações com artistas brasileiros como Boca Livre, Roberta de Sá, Núria Mallena, Monique Kessous, Vanessa da Mata, entre outros…Também foi um dos acordeonistas que gravou a trilha do filme ‘De pai para filho’, filme que conta a história de Luiz Gonzaga.

Esteve presente em importantes eventos de sua terra, como algumas visitas e uma oficina de arranjo e prática de conjunto na EsAM (Escola Acreana de Música), e fez um show com importantes artistas da sua terra na Bienal do Livro em Rio Branco, Acre.

Chico Chagas se apresenta em Pirenópolis no dia 20/09.
Ouça Chico Chagas interpretando Luiz Gonzaga.

Os comentários estão fechados.

Apoio e Patrocínios

Sponsor #1