Ricardo Leão e Siba e a Fuloresta arrebatam público do Figo 2014

Déborah Gouthier

A noite de sábado, 27, segundo dia do último fim de semana do Festival Internacional de Música em Goiás (Figo), em 2014, deslumbrou a plateia que, mais uma vez, encheu o Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. Os grandes nomes da noite foram o pianista e arranjador goiano Ricardo Leão e o grupo pernambucano Siba e a Fuloresta.

Além de uma das atrações mais marcantes do Figo 2014, Ricardo Leão também foi escolhido como o músico homenageado pelo festival. Por isso, ele conduziu seu show com extrema emoção e repertório variado, que mostrou um pouco de sua rica carreira. Entre as músicas, ele agradeceu enfaticamente à homenagem e reforçou a importância de festivais como o Figo para músicos iniciantes.

O músico também dedicou algumas das canções aos seus amigos da música goiana e familiares que o estavam prestigiando na plateia e aos diversos professores que lhe abriram caminho nas artes. Citando Wilson das Neves, o músico afirmou que “quem me ensinou, sabia” e homenageou seus mestres com a canção “Encontros e Despedidas”, composição dele e letra de Milton Nascimento. Em um encontro fraterno, ele também convidou ao palco o baixista Bororó, com quem tocou uma de suas composições, homenageando Goiânia. Comovido, Ricardo Leão encerrou o show com a canção composta para o seriado da Rede Globo “Sexo e as Nêga”, uma de suas muitas trilhas para a TV.

Em seguida, foi a vez de o público transformar o Palácio da Música em uma grande ciranda, na apresentação de Siba e a Fuloresta. A plateia abandonou as cadeiras e se postou na frente do palco, disposta a dançar e brincar, embalados pela sonoridade singular dos músicos de Nazaré da Mata (PE). O músico Siba já iniciou o show anunciando: “Nós viemos de Pernambuco para fazer festa para vocês e começou agora!”

Com repentes, coco, frevo, maracatu de baque solto e muita alegria, o grupo fez o público vivenciar a música como no verdadeiro carnaval pernambucano. Siba se disse honrado em ter a oportunidade de encerrar o festival e prometeu voltar logo a Goiânia. Ao fim do show, toda a banda desceu para a plateia, onde continuou tocando, improvisando e impressionando com toda a sua energia.

O show de Siba e a Fuloresta foi a última das apresentações noturnas do festival, que se encerra na manhã deste domingo, 28, com o aguardado espetáculo da Orquestra Filarmônica de Goiás.

Apoio e Patrocínios

Sponsor #1