Público se impressiona com apresentações locais do Figo 2014 em Goiânia

Déborah Gouthier

O Centro Cultural Oscar Niemeyer recebeu, neste sábado, 27, mais uma noite de espetáculos promovidos pelo Festival Internacional de Música em Goiás (Figo). O público, entusiasmado, não poupou aplausos para saudar os artistas locais que se apresentaram nesta segunda noite de shows do Figo 2014 em Goiânia: Assum Trio e Maracatu Alto do Riviera.

A abertura dos shows foi realizada pelo grupo de percussão composto por 14 integrantes e conduzido pelo experiente músico Rodrigo Kaverna. Assim como o Bake Batuke, que se apresentou no festival na noite de sexta-feira, 26, o Maracatu Alto do Riviera é um dos grupos formados pelo coletivo Ninho Cultural, fundado na Zona Leste de Goiânia. Segundo Kaverna, o objetivo do grupo, que já tem sete anos de estrada, é oferecer e levar música gratuitamente à periferia da cidade, mas também levar a música das periferias para o público em geral, como foi oportunizado na apresentação desta noite. O grupo que tem integrantes de diferentes idades e uma apresentação baseada em percussão, voz e dança, realizou uma grande festa musical, encerrada com um cortejo pelo Palácio da Música.

Em seguida, foi a vez do Assum Trio mostrar a qualidade ímpar da música instrumental em Goiás. Formado por Diones Correntino, Johnson Machado e Fabiano Chagas, músicos e professores da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, o grupo já tem seu talento reconhecido na capital goiana. Os originais piano, clarinete e violão também tiveram o acompanhamento da percussão, deixando o trabalho musical ainda mais diversificado. O repertório do grupo foi aplaudido com entusiasmo e caminhou do jazz aos clássicos da música instrumental brasileira.

Esta segunda e última noite de shows do Figo 2014 em Goiânia seguiu com as apresentações do pianista goiano Ricardo Leão e o grupo pernambucano Siba e a Fuloresta. A Orquestra Filarmônica de Goiás se apresenta no domingo, dia 28, encerrando os três fins de semanas do festival, repletos de arte e musicalidade por Alto Paraíso, Pirenópolis e Goiânia.

Apoio e Patrocínios

Sponsor #1