Música cubana do Septeto Santiaguero é destaque do Figo 2014

Texto: Déborah Gouthier

A cidade de Pirenópolis recebe no dia 20 de setembro um dos mais importantes septetos tradicionais cubanos, o Septeto Santiaguero. O grupo é parte da programação que integra o Festival Internacional de Música em Goiás (Figo), edição 2014, e se apresenta com o show de seu sétimo álbum Vamos pa’la fiesta, o segundo deles a vencer o Grammy Latino de melhor álbum de música popular tradicional.

O grupo, fundado ainda em 1995, é composto por Fernando Dewar, Inocencio Chencho Heredia, Giraldo Bravo, Rudens Matos, Dairon Robert, Alberto Castellanos e Alain Dragoní, responsáveis pelo som contagiante e no ritmo da autêntica música cubana. Eles chegam ao Figo depois de turnês pela Europa e por toda América, por onde deixaram canções nas paradas de sucesso da Espanha ao Peru, passando pelos Estados Unidos e o Brasil.

No repertório, eles trazem os sucessos e os diferentes caminhos da música popular em Cuba, enfatizando os aspectos musicais mais tradicionais, mas dando espaço também aos artistas contemporâneos. O que não pode faltar? Son cubano e guaracha – dois ritmos dançantes, alegres e picantes que são a marca registrada do Septeto Santiaguero.

Uma sonoridade poderosa é defendida ardentemente nos shows do grupo, que se apresenta sempre primando pela referência da música cubana, mas tendo como base o “respeito pelo bom gosto universal”, como eles mesmos definem. Com uma elegância cênica única, os arranjos de dança do grupo são um ponto a mais na apresentação que promete deixar o público do festival impressionado e com vontade de dançar.

 

Septeto Santiaguero-109a-scaled Septeto-Santiaguero Septeto-Santiaguero-en-concierto-en-la-sala-Clamores-de-Madrid

Foto: Divulgação

Apoio e Patrocínios

Sponsor #1