Jam session inesperada é destaque na primeira noite do Figo 2014 em Goiânia

Déborah Gouthier

Como se já não fosse espetáculo suficiente receber o “mago” da música brasileira, Hermeto Pascoal, o Palácio da Música foi palco de um encontro inesperado e encantador nesta sexta-feira, 26, promovido pelo Festival Internacional de Música em Goiás (Figo). As duas grandes atrações da noite, Hermeto e os argentinos da Escalandrum, se reuniram em uma apresentação improvisada, mostrando a força da verdadeira world music.

A banda Escalandrum se apresentou primeiro, como o terceiro show da primeira noite do Figo 2014 em Goiânia. O grupo, formado por seis componentes, é liderado pelo baterista Daniel Piazzolla, neto do inesquecível reinventor do tango, Astor Piazzolla. Prestes a celebrar seus 15 anos de estrada, o Escalandrum mostrou um trabalho consolidado e que deixou impressionado o público que lotava o Centro Cultural Oscar Niemeyer.

Em seguida, o encerramento da noite ficou por conta de Hermeto Pascoal e sua impecável banda. Acompanhado de outros seis artistas, o multi-instrumentista alagoano mostrou a mágica da música brasileira, com o que há de mais autêntico nela: cor, ritmo e sinceridade. A apresentação é um show à parte, regido magistralmente por Hermeto: coros do público; barulhinhos, corpo e brinquedos usados como percussão; jazz; ciranda e até um número totalmente produzido pelo som de canos de alumínio.

Quando o público pensou que já havia encantamento suficiente para uma noite, Hermeto Pascoal chamou Daniel Piazzolla ao palco para, juntos – Escalandrum e Hermeto Pascoal e banda -, fazerem uma homenagem ao “Velho Piazzolla”. Espontâneo, o músico brasileiro afirmou: “eles vão tocar o número que eles têm, e nós vamos improvisando aqui. Eles vão tocar e eu vou atrapalhar”, explicou, antecipando uma jam session que entra para a memória do público do festival.

O Figo continua em Goiânia, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, durante este fim de semana, e encerra sua temporada 2014 no domingo, com apresentação da Orquestra Filarmônica de Goiás, às 11 horas.

Apoio e Patrocínios

Sponsor #1