Figo 2014 começa nesta sexta-feira em Alto Paraíso

Vai começar a edição 2014 do Festival Internacional de Música em Goiás (Figo).

Nesta sexta-feira, 12, e no sábado, 13, a maior mostra goiana de música erudita, jazz, blues e instrumental, que abre espaço para a cultura popular, chega a Alto Paraíso com apresentações gratuitas de artistas nacionais e internacionais.

Realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), o Figo 2014 leva a Alto Paraíso o total de dez apresentações artísticas: a portuguesa Cuca Roseta; a cubana Yusa; a banda argentina Rosario Smowing; o gaúcho Renato Borguetti; o brasiliense Sistema Criolina; e os goianos Caçada da Rainha de Colinas do Sul, Raizama Experimental, Negróide, Duo Massai e Camerata de Violões de Alto Paraíso de Goiás junto à Orquestra de Flautas Paulo

No total, o Figo 2014 reúne 33 atrações que se apresentarão nas três cidades sedes desta edição: Alto Paraíso, Pirenópolis e Goiânia. As atrações goianas foram selecionadas por curadoria especializada e independente, formada pelo pianista, arranjador, produtor e curador Benjamim Taubkin; pelo músico, compositor, arranjador e produtor Bororó; pelo vocal, guitarrista, gaitista e compositor da banda Abluesados, Luciano Ninomia; e pelo professor da Universidade Federal de Goiás e doutor em Comunicação e Semiótica, Anselmo Guerra.

O Figo tem como premissa estimular o acesso às produções deste universo musical, formando público, permitindo intercâmbio entre artistas e produtores e incentivando o escoamento dos produtos culturais.

Homenageado
O Figo 2014 é dedicado ao músico goiano Ricardo Leão, um dos representantes mais fortes e atuantes da cena musical no Brasil. Pianista, produtor musical, arranjador e compositor, ele compõe trilhas sonoras para TV, teatro e cinema e tem sua assinatura em cerca de 300 discos.

Pirenópolis e Goiânia
A extensa lista de artistas que vão se apresentar no festival se divide entre as três cidades do Figo 2014, com dois dias de programação também em Pirenópolis, nos dias 19 e 20, e de 26 a 28, em Goiânia, no Centro Cultural Oscar Niemeyer.

Veja aqui a programação completa.

 

Apoio e Patrocínios

Sponsor #1